terça-feira, 29 de maio de 2012



Apresentação do Livro de Aurora Simões de Matos: Contos de Xisto

12-05-2012 15h Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, Viseu
Breves palavras do Dr. Sérgio André Gomes sobre a Autora


Na beira-Paiva, por entre o xisto, vive um povo humilde, mas orgulhoso, habituado às agruras da vida, capaz tanto de sofrer como de celebrar… sem nunca baixar os braços.

Aqui nasceu Aurora Simões de Matos, para mim, a Professora Aurora.

Dona de uma experiência de vida fora do comum, é alguém que muito admiro, uma das pessoas mais fascinantes que conheço.

Para que me percebam, a Professora Aurora foi professora do meu pai, na aldeia onde nasceu e deu os primeiros passos na profissão de uma vida. E foi precisamente das palavras cheias de respeito, de carinho e admiração de meu pai que começou a crescer o meu fascínio. Agora que me é dada a oportunidade de conviver mais de perto com a Autora, mais me deixo arrebatar pela sua incrível personalidade.

Desde muito cedo, Aurora Simões de Matos começou a revelar uma invulgar capacidade de colocar em palavras escritas, que muito honram a nossa língua, o que lhe ia na alma. Deste exercício, já resultaram variadas obras em verso e em prosa que, tal como a que hoje se apresenta, podem até ser a sua forma de extravasar emoções, mas são sempre oportunidade de nos deleitarmos com a sua escrita e uma forma única de preservar no tempo as tradições e memórias de um povo. O povo que nunca a abandonou, que sempre cantou, em verso e em prosa, o que lhe granjeou o título de a Cantora da beira-Paiva.

Ao longo da sua vida passou por terras tão diferentes como Cinfães, Lamego, Porto, Viseu e por onde passou fez amizades, ganhou saberes, colecionou emoções. Sempre foi considerada uma pessoa de grande profissionalismo e competência, de coração grande, coragem extraordinária e doçura impagável.

É e foi uma pessoa muito ativa em prol da Educação e da Cultura, tendo estado ligada a uma série de projetos e iniciativas com objetivos muito nobres.

Agora, pelo meio da escrita, podemos também ouvi-la nesta nova aventura na Rádio Clube de Lamego, com o programa “Quando o Verso se Desfolha”.

Para mim, é sempre um orgulho e uma honra poder estar na sua presença e poder ouvi-la. Obrigado, por partilhar tanto connosco.

Sem comentários: