quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

AURORA SIMÕES DE MATOS NO ROTARY CLUB DE LAMEGO


SESSÃO DE HOMENAGEM
 AOS MELHORES ALUNOS DO ANO DE 2013 - 2014

NOS TRÊS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA CIDADE DE LAMEGO




Não foi a primeira vez que falei no Rotary Club de Lamego. No entanto, este convite para palestrar na HOMENAGEM AOS MELHORES ALUNOS DO ANO, foi uma grande honra para mim.
Já porque se tratava de falar das Melhores dentre os Melhores, três jovens lindas e inteligentes, já porque me deu a oportunidade de entrar nas minhas próprias MEMÓRIAS e partilhá-las com uma assistência de luxo.
Não foi difícil improvisar o discurso ( embora na foto não se note!  ). Fazer, por comparação com a minha experiência de estudante e professora antes e depois de ABRIL, a análise a uma democratização do ensino perversamente aliada a uma competição nem sempre saudável, que conduz a este futuro com tão poucas perspectivas... e ainda assim elogiar o sistema das mesmas oportunidades para todos,foi o modo desapaixonado que encontrei para felicitar as jovens estudantes( duas de medicina e uma de engenharia), as suas famílias e toda a comunidade educativa presente na sessão.
Muito obrigada pelo convite, pelo respeito com que ali sou sempre recebida e pela atenção com que todos me ouviram.
Aurora Simões de Matos


















MUITO OBRIGADA PELO CONVITE, PELO RESPEITO COM QUE SEMPRE SOU RECEBIDA NO ROTARY CLUB DE LAMEGO... E PELA ATENÇÃO COM QUE TODOS OUVIRAM A MINHA PALAVRA.

Aurora Simões de Matos

2 comentários:

madrugadas disse...

Um convite e um encontro que irá ficar vivo nas suas memórias.
Fiquei convicto que todo o seu discurso foi positivo num regresso ao passado visto numa perspectiva de presente.
Queria ainda salientar que os jovens mais talentosos têm por trás de si alguém com o mesmo entusiasmo = Família/Professores.

raiz de xisto disse...

Muito grata pelo seu comentário e pela correcta e inteligente interpretação das minhas palavras. Singelas, mas muito sentidas.
Se esteve presente, certamente "sentiu" a emocionada entrega de todos a esta singular e superior causa, que é o interesse pelo êxito dos nossos jovens.
Sobremaneira estes que, por se terem distinguido, arcam com a tremenda e heróica responsabilidade de se tornarem exemplos.
Boa sorte para eles. E que, repetindo o que lá disse, que nunca tenham medo das alturas... dos fracassos... ou de pedir ajuda!

Muito obrigada, lidacoelho...