( Organização e Coordenação de Aurora Simões de Matos )
A partir do texto " A Flor", de Almada Negreiros
Ana Borges lê o texto "A Flor", de Almada Negreiros
Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!
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Trabalho da Educadora Ricardina Maia, em registos foto--gráficos, com alunos do Centro Escolar de Lamego Sudeste, em actividade na Biblioteca
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O mesmo tema, mas numa abordagem literária, pela Poetisa e Educadora Cristina Correia
O mesmo tema, mas numa abordagem literária, pela Poetisa e Educadora Cristina Correia
A tertuliana Jacira Galhardo lê o texto de Cristina Correia (ausente)
Pensamento, palavra e desenho… à luz de uma criança!
Pela folha de papel caminha uma linha azul, preta, verde ou violeta, com um sonho dentro de mim… Sou céu, sou nuvem, sou terra, sou flor, sou jasmim. Viajo para um mundo sensorial em que ninguém me impedirá de realizar a minha fantasia. Sou pensamento, sou palavra, sou um desenho universal, tudo gravado na memória com alegria. Descubro que os movimentos podem deixar as minhas marcas. De forma livre e consciente, só eu sei que o meu desenho é só teu, Anjo luz! Sinto, perceciono e rabisco. Esboço, registo e risco. Crio e traço curvas, ondas, círculos e linhas. Organizo padrões, às vezes repito modelos gráficos para representar. Modifico-os, acrescento detalhes e cresço no céu e nas estrelinhas. O meu desenho é versátil, é artístico é de encantar! Se houver alguém que não goste, não interprete, deixe ficar. Inicio um jogo, transponho emoções. A minha palavra é um código, o meu pensamento uma metáfora e o meu desenho é a metáfora da metáfora… até à Rosa-dos-ventos! É apenas um engenho de a ideia permanecer. A minha flor é um rebento a nascer! Espalho sementes de fé e de esperança. É a minha expressão, a minha identidade. Na ternura de um abraço de paz, comunico com o mundo a liberdade… a certeza de um gesto amigo, que dá voz à minha luz. E nas memórias secretas da criança morou sempre aquela flor de um dia Ser.
Cristina Correia
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Algumas imagens desta Tertúlia, com o Tema: "O DESPERTAR DOS MÁGICOS - a arte, a cultura e as crianças"
Dr. José Pessoa
O pequeno David, da Escola de Música de Lamego
O pequeno Pedro, da Escola de Música de Lamego
Dr. Manuel Vaz
Dra. Mónica Lima
Dr. César Carvalho
Prof. Élia Morais
Dr. Fernando Marado
João Avelino
Aurora Simões de Matos
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