sábado, 16 de abril de 2016

WILLIAM SHAKESPEARE - UM ORGASMO POÉTICO DE CRIATIVIDADE, COM CONSCIÊNCIA SOCIAL - TEXTO DE ÂNGELO FELIZ, PARA A TERTÚLIA " ARTES E LETRAS NO HOTEL LAMEGO"



WILLIAM  SHAKESPEARE
"BARDO  DE  AVON"
(Abril 1564 - Abril 1616)


UM ORGASMO POÉTICO
DE CRIATIVIDADE
  COM CONSCIÊNCIA  SOCIALL



Texto de Ângelo Feliz, para a sua  intervenção na 
TERTÚLIA  ARTES  E  LETRAS  NO  HOTEL  LAMEGO,
 Com o tema 
WILLIAM SHAKESPEARE, 400 ANOS ENTRE NÓS
- 09/ 04/ 2016 -




CRIATIVIDADE


A Inglaterra, no séc. XVI (1564 – 1616), teve o privilégio de trazer ao mundo o poeta de todos os poetas e o maior autor dramático de todos os tempos que, a seguir a Deus, foi quem mais criou no mundo.

As obras de Shakespeare, nestes 400 anos, foram adaptadas para 37 filmes. Destaque para as seguintes obras: Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo, Antônio e Cleópatra.

Em apenas seis linhas, Shakespeare consegue reflectir no espelho a linguagem toda a cosmologia, anjos, macacos, homens, o teatro, o riso,o céu e a terra, para nos mostrar a arrogância a que conduz a posse de um cargo. Isto é magia.




CONSCIÊNCIA SOCIAL


Os investigadores da Biblioteca Britânica identificaram um Manuscrito como sendo de Shakespeare. Segundo estes investigadores, a peça sobre a vida do chanceler do rei Henrique VIII, Sir Thomas More, teria sido escrita por Anthony Munday entre 1596 e 1601. Com base na "caligrafia, ortografia, vocabulário e imagens e ideias expressas", três páginas do manuscrito foram identificadas como sendo de Shakespeare — justamente uma cena em que o personagem principal apela aos ingleses para que sejam solidários com os refugiados.


No discurso, More dirige-se à multidão que quer matar os "estrangeiros", pedindo-lhes para imaginar o que aconteceria se eles fossem punidos pelos seus atos com o exílio: nesse caso, longe de sua terra, os próprios ingleses tornar-se-iam "estrangeiros".


Para os investigadores da biblioteca, não é possível provar de forma irrefutável que as palavras na boca de More tenham de fato sido escritas por Shakespeare. Eles ressaltam, porém, que o autor mostrou ter um "olhar aguçado sobre as complicadas relações entre minorias e maiorias étnicas" noutras peças, como "Otelo" e "O mercador de Veneza".


Na época em que a cena foi escrita, a Inglaterra vivia um momento de tensão, com a migração de franceses huguenotes que fugiam da perseguição religiosa no seu país. Em 1572, milhares de protestantes foram mortos por católicos em Paris, episódio que ficou conhecido como o massacre da noite de São Bartolomeu. Os refugiados sírios, iraquianos e afegãos, do séc XXI, são como uma réplica da migração de franceses huguenotes do séc. XVI. A Inglaterra e a Europa, neste domínio, continuam com a visão do séc. XVI.

 Por tudo isso, aplaude-se a oportunidade da iniciativa que decorreu esta semana em 600 escolas do País:
 E se fosse eu? Fazer a mochila e partir?


O manuscrito da Biblioteca Britânica mostra também as notas de Edmund Tilney, o censor do reino. Para poder ser encenado, o texto deveria suprimir as cenas que mostram a insurreição, bem como suas causas, iniciando com um "breve relato" dos acontecimentos.


AGRADECIMENTO À RTP2


Por último, no âmbito do serviço público, também é de aplaudir a RTP2, porque, no ano em que se comemoram os 400 anos da morte do vulto maior do teatro mundial, a RTP2 , durante o mês de Abril, dedica os sábados à noite, a William Shakespeare, com a exibição de quatro peças do autor com produção do Globe Theatre: "Romeu e Julieta", "A Tempestade", "Tanto barulho para nada" e "Noite de Reis" e ainda o documentário "Shakespeare: Last Will Testament".



FONTES:

-  Dietrich Schwanitz, Da Literatura Europeia à História da Arte;
 - Nota à imprensa da Biblioteca Britânica;
-  Shakespeare - 400 Anos de Espanto - Artes e Cultura, na RTP2.



                                                                              *** Ângelo Feliz




Ângelo Feliz na leitura da sua intervenção

*****




SHAKESPEARE´S GLOBE THEATRE - LONDON



Cena de uma das adaptações ao cinema do livro 
" ROMEU E JULIETA"

*****



A TEMPESTADE: A MAGIA DE MIRREN


*********














 "TERTÚLIA  ARTES E LETRAS NO HOTEL LAMEGO "  ---  a funcionar na Biblioteca
Fundada em 2012  
com dinamização e coordenação mensal  de Aurora Simões de Matos...




ENTRADA  LIVRE!


Aurora Simões de Matos

Sem comentários: