sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rio Paiva.... Porquê nome de Rio no Feminino


RIO  PAIVA  

Paiva, nome de rio no feminino





PORQUÊ " PAIVA, NOME DE RIO NO FEMININO "?


Há já alguns anos, o distinto advogado e então Director da "GAZETA DA BEIRA", Dr. António Bica, estranhando que eu fosse a única voz dos colaboradores permanentes daquele periódico a usar o nome do rio Paiva no feminino, deu-se ao trabalho de fazer uma interessante pesquisa sobre o assunto. Que depois publicou no referido jornal e que chegava a conclusões muito curiosas.
Segundo as suas averiguações, e conforme o que já era de meu conhecimento e minha prática, há rios que, em certa parte do seu percurso, desde que tenham nome terminado em " a ", são tratados pela gente ribeirinha.... no feminino. Assim, a Vouga, a Guadiana, a Caia, a Tâmega, a Varosa , a Bestança, etc.
Na vila de Castro Daire e na serra do Montemuro, o rio Paiva sempre foi tratado no masculino.
Mas no chamado MÉDIO PAIVA, entre a Ermida e Alvarenga, passando por Parada de Ester,  Ester e Cabril, e na outra margem ao mesmo nível, toda a gente diz " a Paiva ".
O Dr. Alberto Correia, o Dr. Arménio Vasconcelos e o Professor Doutor Manuel Lisboa, insuspeitadas Figuras da Cultura que, em diferentes épocas e lugares, me apresentaram três livros diferentes, trataram também a Paiva no feminino.
Ficamos esclarecidos e.... deixem-me passar com o nome da minha Paiva atado ao coração!!!
Aurora Simões de Matos



( Fotos Google)

Aurora Simões de Matos


Sem comentários: