sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

POEMA 



Ausência







Quando a morte vier travar-me os passos
e o meu corpo inerte for enfim
a inocência da terra adormecida,
a sombra do cipreste
guardará para sempre o meu segredo
e o silêncio não será mais grito,
nem o meu grito será mais silêncio.


Tudo será estranho,
porque a vida que vivi
foi toda silêncio e grito.

Mas a sombra do cipreste

guardará para sempre
a inocência da minha dimensão
e a efemeridade do meu destino.

Onde a inocência da terra adormecida

esconder para sempre o meu segredo,
a noite e a madrugada já não farão sentido,
e o silêncio da minha voz
será a distância sem angústia
entre a ausência do presente
e o mundo que já foi... e já não é...


Aurora Simões de Matos







5 comentários:

A. disse...

A morte não chega a sê-lo para as Poetisas que deixaram suas pegadas, bem profundas, nas lâminas mais duras do Xisto!... E entre cada lâmina se vai moldando o silêncio dos gritos que lhe vão na Alma!...

Cores de quartzo nunca visto,
Todo o brilho escondido no olhar,
Lágrimas de argila continuam a moldar,
O duro silêncio pelo destino previsto,
Laminado nos segredos por revelar,
Entre as raízes reveladas de xisto!...

Afinal, só os segredos morrem quando se revelam!... Por mais silenciosos que sejam os gritos!...

Votos de um Feliz 2013


Abraço

raiz de xisto disse...

Amigo A.

O meu carinho,pela surpresa deste bonito e bem estruturado comentário,que traduz uma interpretação correcta ,não apenas deste texto,como de toda a obra que tenho lançado publicamente,em prol da valorização das terras de xisto ,onde tenho meu berço.

Pela dignidade de uma região,onde sou das poucas vozes que se levantam ,num grito de afirmação e de presença.Para que não morram tradições paradigmáticas de uma ancestralidade que urge preservar.Usos e costumes,linguagens e espiritualidades que fazem parte das memórias que tentarei (tenho tentado)transmitir,incólumes.

Muito grata.Aceite o meu sorriso amigo.

Aurora

vida entre margens disse...

Não há morte que abafe o poema, nem grito que cale o silêncio da alma.

Belíssimo poema querida Aurora Simões de Matos.

Deixo beijinhos e votos de Feliz Ano Novo, com todo o meu carinho! ***

raiz de xisto disse...

Grata,Evanir,por palavras tão profundas de sentimento e de FÉ .Espero mais comentários do Brasil,onde este blog é muito seguido.

Aceite os meus votos de BOM ANO .Que 2013 traga muitas surpresas bonitas para si e para os que mais ama.
Que o Senhor acompanhe os seus caminhos.

O meu carinho...

Aurora

raiz de xisto disse...

Grata,querida Cristina Cebola,pela lealdade da sua presença e por todo o seu carinho.
Que o NOVO ANO a presenteie com a suavidade dos seus dias,por onde estenda uma VIDA recheada de emoções benfazejas.
Que Deus continue a abençoar o seu Lar...
Grande abraço
Aurora