quarta-feira, 15 de maio de 2013

Contos e versos para crianças no Dia Mundial do Livro
Biblioteca Municipal de Lamego
Atividade a cargo de Aurora Simões de Matos


 
A sociedade contemporânea apresenta-nos uma imensidão de informação que persegue a nossa vida e que muitas vezes nos fazem leitores passivos ou inconscientes. O mundo atual segundo Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, não se pode conceber como um sistema organizado, racional. É um caos, é uma vertigem em movimento. Assim, esta sociedade de informação que, por vezes, nos confunde ou aliena, torna-nos incapazes de acompanhar um novo paradigma informacional: a volatilidade da informação.
Aqui surge a leitura, a qual acompanhou toda a história do livro, bem como o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, como instrumento essencial à compreensão, organização e construção de nova informação e conhecimento. Apesar do texto digital representar uma nova forma de relação com o leitor, porque permite uma maior interatividade, quando possibilita navegar na internet (pesquisar, localizar e aceder a informação), o livro mantém-se fiel ao seu leitor.
Às habituais declarações de amor ao livro, contrapõem-se as desculpas para os não ler, destacando-se a falta de tempo como a principal razão que justifica a ausência do livro na nossa vida. Porventura, pretender-se-á encobrir outra realidade que se fundamenta na ausência de familiaridade real com a leitura, frequentemente entendida como algo que é maçador, realizada com um fim específico, nunca com o fim em si mesmo, algo que exige esforço e dedicação, muito diferente do comportamento passivo e intuitivo que se nos oferece a televisão e a internet. A baixa prática de leitura limita a compreensão do mundo que nos rodeia, tornando-nos menos autónomos e competentes. Acumular leitura é essencial à construção de uma personalidade que assenta pilares em valores humanos que promovem o saber ser e o saber estar em sociedade. O não ler deve ser entendido, em primeiro lugar, como a privação de um prazer e de acesso à arte, sabendo-se que a arte torna a vida no mínimo mais suportável e oferece uma fuga ao presente mundo de grande pressão e tensão social, alimentando a constante procura da felicidade.
Nesta perspectiva, comemorar o Dia Mundial do Livro assume relevo e destaque, pois ressalva a importância do livro e da leitura na vida das pessoas. Assim, no passado dia 23 de abril de 2013, a Biblioteca de Lamego convidou a professora e poetisa Aurora Simões de Matos a presentear as crianças da Santa Casa de Misericórdia de Lamego com a leitura de um conto inédito da sua própria autoria. A sua capacidade de expressão oral cativou e despertou o entusiasmo e interesse das crianças que tiveram a  oportunidade de viver um espaço repleto de livros e de leitura.
Fonte: Biblioteca Municipal - abril 2013

(do site da Câmara Municipal de Lamego)

Sem comentários: