segunda-feira, 24 de junho de 2013

AOS SANTOS POPULARES


                              QUADRAS  AO  S. JOÃO

                       


Autoria  ---  Aurora Simões de Matos




Nos três Santos Populares
Que são os Reis da Alegria
Há tristezas escondidas
Em balões de nostalgia


Escondi no manjerico
Um segredo perfumado
Na noite de S. João
Vou dá-lo ao meu namorado


Com arquinhos e balões
 Enfeitei a minha rua
Para esta noite ligar
A minha janela à tua


Nas voltas que a vida dá
Encontrei sempre maneira
De contigo me encontrar
Numa rusga a noite inteira


Na noite de S. João
Sempre igual sempre diferente
Confundem-se as alegrias
Com a tristeza da gente


Um trevo de quatro folhas
Ganhei eu da tua mão
Minha sorte foi achar-te
Na noite de S. João


Da minha janela à tua
São dois lanços de balão
Nele te enviei num só sopro
Escondido o coração


Tentei dar com o alho porro
Um beijo no meu amor
Mas ao tocar-lhe perdi-o
Nem lhe senti o sabor


Nas voltas que a vida dá
Encontrei sempre maneira
De queimar os meus desgostos
Nas chamas duma fogueira


Cada canto da cidade
Enlouqueceu de magia
É o S. João do Porto
A rebentar de alegria


S. João sorriu da crise
O mesmo fez Santo António
S. Pedro fechou-lhe a porta
Não quer no céu tal demónio


Dos três Santos Populares
É S. João quem me apraz
Da Ribeira às Fontainhas
Ou na Praça tanto faz


Andam aromas no ar
A febras e a sardinha
No gosto que a vida tem
Delícias que são só minhas


Procurei por todo o lado
Alfazema ou rosmaninho
Mas só encontrei surpresas
No bater do martelinho


A noite de S. João
É festa de manjericos
No salto de uma fogueira
Esbanjei dois namoricos


Depois de tanta folia
Ao romper da madrugada
S. João caiu de sono
À fresca de uma orvalhada


Numa rusga a noite inteira
Dancei eu certa canção
Acordei rota na praia
A rezar uma oração



Autora: Aurora Simões de Matos

Sem comentários: